CPRM lança informe sobre agregados na região metropolitana de Porto Alegre
O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio Grande do Sul (Senge)
A Superintendência Regional de Porto Alegre lançou o Informe de Recursos Minerais sobre Materiais de Construção Civil da Região Metropolitana da capital gaúcha. O evento, realizado na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio Grande do Sul (Senge), teve o objetivo de divulgar os resultados das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto que são de interesse do setor mineral do Estado.
Responsável pela apresentação do trabalho, o geólogo Michel Marques Godoy falou sobre o interesse da CPRM em divulgar as informações disponíveis no estudo visando fomentar o mercado de insumos para construção civil. Também foram debatidas alternativas para compatibilizar o local de exploração de insumos minerais com o planejamento territorial dos municípios.
Eduardo Camozatto, superintendente regional de Porto Alegre destacou a relevância do estudo que, segundo ele, oferece também parâmetros geológicos para futuros trabalhos junto a Secretaria de Minas e Energia do Estado do Rio Grande do Sul, além de prefeituras e outras instituições do Estado.
O evento contou ainda com a participação de empreendedores do setor mineral do Rio Grande do Sul, além de representantes de prefeituras e instituições públicas de Porto Alegre. Estiveram presentes também no lançamento do estudo, Carlos Augusto Almeida, diretor de Gestão Territorial e Fontes de Energia Alternativas da Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul; Nanci Giuno, diretora de Apoio e Qualificação Profissional do Senge; e Fernanda Garcia, assessora da Diretoria de Gestão Territorial, da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
O Informe de Recursos Minerais está disponível para download no site da CPRM: http://rigeo.cprm.gov.br/xmlui/bitstream/handle/doc/17060/IRM-PortoAlegre.pdf?sequence=1
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025